EDUCAÇÃO: mais digital, mais atraente

Por Nilton Wainer - Educador e Empresário

Em todos os lugares e atividades da vida pessoal e profissional, nossa rotina é cada vez mais atingida pelos meios digitais. Em casa, na rua e no trabalho, na comunicação e no lazer, os recursos da informática vêm alterando nosso dia a dia, de modo irreversível, numa velocidade crescente.

Nas escolas, o computador está há tempo nos laboratórios de informática, mas, diante da evolução, não se pode mais limitar seu uso apenas aos editores de texto, planilhas e apresentações.

Na internet, todo o conhecimento humano já está acessível a um clique do mouse. Com facilidade e rapidez de acesso, a rede tornou-se indispensável na educação, oferecendo conhecimento mais atraente do que aulas formais: apostilas e livros digitais, aulas em vídeo, lições interativas e até a comunicação aluno-professor já estão online.

Dispositivos portáteis, na forma de smartphones e tablets, têm uso massivo pelos jovens, com acesso instantâneo e interativo à informação de qualidade, atraente e atualizada, tornando a gurizada mais resistente ao formato convencional das aulas unidirecionais professor-aluno. A construção do conhecimento está mudando e passa a exigir os recursos digitais. O conteúdo deve ser relevante, atualizado e interativo, o aprendizado deve ser colaborativo e compartilhado. Há um crescente interesse dos estudantes pela programação de computadores, para criar seus aplicativos, jogos, lições etc.

A escola precisará se adaptar à nova realidade, para se manter atraente. Deverá prover oportunidades – ambiente, equipamentos, pessoal especializado e espaço na grade curricular – para atender as novas expectativas, sob risco de obsolescência e perda de alunos para instituições mais avançadas.

O professor, indispensável, passará a ser o orientador e não mais o dono do conhecimento. Precisará se capacitar e atualizar em informática, para poder dialogar na linguagem dos alunos, preparar e ministrar aulas interessantes - o que demandará um esforço extra, mas com a perspectiva de resultados melhores, tanto no ambiente de aula como no rendimento dos alunos.